Início do Conteúdo

Regulamentação dos food trucks segue em debate na Câmara Municipal

Vereadores ouvem diretor de Fiscalização Geral em Comissão
Regulamentação dos food trucks segue em debate na Câmara Municipal

Fotos: Aline Pereira

Os vereadores da Comissão de Estudos que trata das possíveis soluções para os food trucks da cidade, realizaram reunião de oitiva na tarde desta terça-feira, 28 de agosto. Participaram Elizeu Rocha (Progressistas) - presidente, Boni (Rede) - relator e João Batista (Progressistas).

Foi ouvido o diretor de Fiscalização Geral do Município, Antônio Carlos Muniz, que explicou como o órgão atua, apesar de estar com efetivo reduzido e priorizar as denúncias da população, do comércio e Ministério Público. Disse concordar que há necessidade de regulamentação do trabalho com food trucks em razão dos altos índices de reclamação por parte de comerciantes  que possuem estabelecimentos fixos e pagam mais impostos por isso, além de que grande parte da discussão está relacionada aos direitos de uso do espaço público e o não recolhimento dos carrinhos após a atividade profissional.

Muniz acredita ser importante que o projeto de regulamentação também trate da liberação e reserva de espaço para os food trucks a partir de determinado horário, a ser ocupado de maneira genérica sem individualização de vagas e com responsabilização em casos de barulho que provoquem perturbação ao sossego de moradores. Porém, explicou que as regras devem ser discutidas com a Transerp por se tratar de vias municipais.

Outra questão especificada pelo diretor de fiscalização é a atuação da vigilância sanitária que deve participar com rigidez e constar como autoridade indispensável na regulamentação, já que o comércio de comidas pode comprometer a saúde das pessoas.

O relator da Comissão disse estar empenhado na busca por conhecimento do assunto para não prejudicar as partes envolvidas. "Vários projetos já foram apresentados e aprovados em outras cidades, por isso estamos adequando um projeto específico que atenda nossa Ribeirão. Estamos ouvindo todas as partes interessadas buscando consenso para que possamos agradar a maioria e não prejudicar ninguém", afirmou Boni.

Ao final do encontro, o vereador Elizeu Rocha informou aos presentes que pretende ouvir a Transerp. "O trabalho de ouvir as pessoas continua e, no máximo mais umas três oitivas, já estaremos aptos a elaborar o relatório dessa comissão que visa uma regulamentação a fim de que toda a sociedade seja beneficiada", concluiu.

Por Marco Aurélio Tarlá